Xplora

O que fazer em Barreirinhas – Lençóis Maranhenses

barreirinhas-lencois-maranhenses-1

Continuando a viagem pela Rota das Emoções, o próximo destino era Barreirinhas e os Lençóis Maranhenses. Paisagens maravilhosas, banho de rio e mar, muito sol e comida boa.

Barreirinhas é a cidade onde a maioria das pessoas que vai visitar os Lençóis Maranhenses fica hospedada, já que é onde tem mais estrutura, hotéis e restaurantes.

Nós ficamos hospedados 3 noites em Barreirinhas, no Hotel Porto Preguiças, e de lá fazíamos os passeios para conhecer melhor a região. Como nós fomos antes para Santo Amaro, não fomos em lagoas, nem fazer passeio nas dunas, saindo de Barreirinhas. Mas, para quem não vai a Santo Amaro, o ideal é fazer os passeios para conhecer os Lençóis por ali mesmo.

O que fazer em Barreirinhas – Lençóis Maranhenses

Passeio pelo Rio Preguiça

Fizemos esse passeio em um barco privado e rápido. Para quem enjoa em barcos, como eu, não se preocupe, o passeio de barco pelo rio é muito calmo e não enjoa nada!

barreirinhas-lencois-maranhenses

Nós saímos de taxi do hotel e fomos até o píer. De lá pegamos o barco do Seu Chico, um senhor muito figura, que nos levou para fazer todo o passeio.

O Rio Preguiça é muito lindo, largo e calmo. É incrível passear pelos mangues, principalmente para olhar as raízes que ficam expostas sobre o rio. Como a maré sobe e desce muito durante o dia, dá para ver as marcas  nas raízes, das diferentes alturas que a água do rio alcança. É muito legal!

barreirinhas-lencois-maranhenses

barreirinhas-lencois-maranhenses

1- Nossa primeira parada nesse passeio foi em um banco de areia no meio do rio. No começo do dia ele era relativamente alto em algumas partes e podíamos caminhar pela areia. Parecia que estávamos andando sobre as águas. Ao longo do dia a água foi subindo e quando voltamos, no fim da tarde, o banco de areia já não existia.

barreirinhas-lencois-maranhenses

2- A segunda parada foi no povoado de Vassouras. É um povoado pequeno onde os barcos para para os turistas comerem, beberem algo, e usarem o banheiro. Mas, atrás do restaurante têm muitas dunas e uma paisagem linda. Tiramos várias fotos, entramos no rio e descansamos por ali. Nesse povoado também têm muitos macacos! Tem gente que adora…eu particularmente não sou muito fã deles.

barreirinhas-lencois-maranhenses

3- De lá seguimos para Caburé, um povoado localizado entre o rio e o mar. Uma delicia! Comemos no Restaurante Cabana do Peixe. Bem gostoso, principalmente o peixe do dia, que era anchova. Lá tem rede, sombra, água doce de um lado e mar do outro! Demais!

barreirinhas-lencois-maranhenses

barreirinhas-lencois-maranhenses

4- Continuando o passeio, fomos para o Farol de Mandacaru. São 160 degraus, meio puxado, mas a vista lá de cima é linda. Dá para ver os lençóis, o rio e o mar. Vale a pena!

barreirinhas-lencois-maranhenses

barreirinhas-lencois-maranhenses

barreirinhas-lencois-maranhenses

Algumas pessoas fazem também o passeio de bóia pelo rio (duração é bem menor, mais ou menos 1 hora e meia) e depois visita esses lugares com o quadriciclo ou buggy. Nós achamos que não valeria a pena o passeio de bóis e resolvemos visitar de barco mesmo.

barreirinhas-lencois-maranhenses

De noite, voltamos para o hotel para a noite de réveillon. Vou fazer um outro post específico contando do Hotel Porto Preguiças e de como foi o Ano Novo por lá.

Passeio de quadriciclo pelas dunas

No dia seguinte de manhã vieram nos buscar no hotel com os quadriciclos. Saímos as 10 da manhã e voltamos só as 17:00! Foi o dia todo de passeio. É uma delícia dirigir pelas dunas, praias e trilhas. Estava um mega sol, mas mesmo assim vale muito a pena o passeio.

barreirinhas-lencois-maranhenses

barreirinhas-lencois-maranhenses

No passeio de quadriciclo, fizemos uma parte pelas dunas dos lençóis e outra, pela praia. Passamos de novo por Caburé e tomamos banho de rio.

barreirinhas-lencois-maranhenses

É incrível pegar velocidade no quadriciclo! Mas é cansativo, não foi tão fácil assim! Ficamos expostos ao sol o dia todo e em alguns momentos dá uma dorzinha nas costas ou nas pernas! Mas, mesmo eu que tenho problemas nas costas, consegui levar numa boa. Vale a pena! A sensação de liberdade é incrível!

barreirinhas-lencois-maranhenses

Infelizmente era época de seca, então, não tinha lagoa. Mas,  se a paisagem já é maravilhosa assim, imagina, então quando está cheia! Ainda bem que antes de Barreirinhas conseguimos ir para Santo Amaro, se não, íamos acabar indo embora dos lençóis sem ver nenhuma lagoa :(

Quando forem decidir os passeios em Barreirinhas, perguntem se vão conseguir ver alguma lagoa. Porque se estiver em total época de seca, recomendo até passar o dia em Santo Amaro (mesmo sendo meio longe).

Voltamos para o hotel no final do dia e ficamos na piscina descansando, depois jantamos e fomos dormir cedo para seguir viagem no dia seguinte para o Delta do Parnaiba.

____________________________________________________________________________

HOTEL

Hoteis em Barreirinhas

Hoteis em Jericoacoara

Hoteis em São Luis

Hoteis em Santo Amaro

 

VEJA TAMBÉM

A incrível viagem pela Rota das Emoções: de Jericoacoara aos Lencois Maranhenses

Santo Amaro, Lencois Maranhenses

Vale a pena passar o dia em Alcantara?

O que fazer em 1 dia em São Luis do Maranhão

 

INSTAGRAM
Veja nossas fotos e dicas no @xplorablog

 

Sobre o autor Ver todos os posts

Dri Lima

Dri Lima

Adriana deixou o mundo corporativo para trabalhar com suas paixões: viagem, cultura, gastronomia. Já visitou mais de 40 países e ama descobrir lugares e pessoas especiais na sua cidade (São Paulo) ou nos lugares em que visita. É fundadora do Sabiar (www.sabiar.com), uma empresa de lazer criativo que descobre e cria experiências incríveis no Brasil e no mundo.

1 comentárioDixe um comentário

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *