Xplora

África do Sul: como planejar a sua viagem

A minha viagem para a África do Sul foi muito especial. Acho que foi a viagem mais legal que já fiz. Não só pelos lugares incríveis que conheci, mas também pelo modo como fizemos a viagem.

Eu fui para a África do Sul como parte de um curso do mestrado em Relações Internacionais que eu estava fazendo na Universidade da Pensilvania. A idéia dessa viagem era que os alunos e interagissem o máximo que pudessem com a cultura local para conhecer mais sobre a África do Sul. Fomos de carro desde Johannesburg até Cape Town e no caminho tínhamos uma lista de tarefas para fazer: entrevistar um empreendedor, conversar com 3 gerações de uma família, aparecer na TV, cortar o cabelo, comer comida típica, enfim, muitas outras coisas que nos faziam conhecer a fundo o país.

Tudo isso é para dizer que, por causa desse programa, eu acabei conhecendo a África do Sul com outros olhos. Conversamos com famílias descendentes dos ingleses, dos negros, e dos afrikaners (descendentes de holandeses), analisamos diversos pontos de vista da mesma história e exploramos lugares que poucos sul-africanos conhecem. Acabei me apaixonando por esse país.

A minha sugestão, portanto, é: tentem agregar lugares diferentes ao roteiro básico da África do Sul. Apesar de eu ter amado Cape Town, o país tem muito mais a oferecer. Então, vamos lá! Por onde começar a planejar a viagem?

Primeiro passo: definir o número de dias da viagem

A primeira coisa a fazer é pensar quanto tempo você tem disponível para fazer essa viagem para a África do Sul.

Para fazer o roteiro básico – Cape Town e 1 Safari – eu sugiro no mínimo 7 dias de viagem. Para conhecer mais a fundo o país e descobrir os lugares diferentes, precisa de pelo menos 15 dias. Eu fiquei exatamente 17 dias e a viagem foi bem corrida. Se eu tivesse uns 4 dias a mais acho que teria sido perfeito.

Com base no número de dias que você tem disponível para fazer essa viagem, dá para adicionar lugares ao roteiro básico. Fiz abaixo algumas sugestões de roteiros de acordo com o número de dias.

Roteiro Básico de 7 a 10 dias na África do Sul

Para quem tem uma semana disponível a minha sugestão é:

1- 2 dias em Johannesburg. O avião desce ali mesmo. Então eu aproveitaria para visitar o Museu do Apartheid e o Soweto. Fiz um post contando sobre o meu dia em Johannesburg e porque eu gostei tanto. Se você não se interessa tanto pela parte cultural, pode pular esse dia!

2-3 dias no Safari. Pode ser no Krueger que é o mais conhecido ou pode ser em algum menor. Eu fui de carro para o Madikwe que fica quase na fronteira com a Botswana. Eu amei, recomendo muito!

4-5 dias em Cape Town e arredores (vinícolas). Se você gostar muito de vinho ou já tiver ido a um safari e a Johannesburg, pode ficar mais dias em Cape Town. Tem muitos lugares para visitar: praias, Cabo da Esperança e muitas vinícolas para conhecer! A cidade é muito linda!

Roteiro diferente de 15 dias ou mais na África do Sul

A minha viagem foi um pouco apertadas para 17 dias. Tivemos que dirigir muitas e muitas horas todos os dias. Mas mesmo assim, eu amei e faria tudo de novo!

Em 15 dias ou mais, eu faria exatamente o roteiro de 7 dias, mas acrescentaria entre Johannesburg e Cape Town os seguintes lugares:

2 dias em Drakensberg – Lugar de montanhas com uma paisagem linda.

4- 5 dias entre Port St. Johns, Coffee Bay e Bulungula. Essa parte é para quem gosta de viagem roots, para aventureiros. São lugares de praias, bem isolados e com a cultura mais diferente que já conheci. Demora muito para chegar, dá a sensação que você é o único ser vivo na terra, mas compensa bastante. Para ter certeza se é para você ou não, leia esses posts: Port St Johns, Coffee Bay e Bulungula.

4 dias na Garden Route: East London, Port Elizabeth, Grahamstown, Mossel Bay. Nessas cidades, é possível visitar várias vinícolas, mergulhar com tubarão, fazer curso de mergulho, entre muitas outras coisas.

Se tiver mais dias livres, recomendo muito ir a Livingstone na Zambia para visitar a Victoria Falls, uma das maiores cachoeiras, do mundo. Fica relativamente perto de Johannesburg, acho que 1:30hr de avião. É impressionante! Vale a pena ver o nosso vídeo do que fazer por lá!

Segundo passo: Compra da passagem aérea

Pronto, com o roteiro definido, hora de comprar as passagens. Eu sempre uso o site do Kayak porque os preços são melhores. Os vôos são geralmente diretos de São Paulo a Johannesburg. Eu viajei de South African Airways e adorei. Foi uma das melhores companhias que já viajei. E  olha que eu fui para lá via Nova York, então foram mais de 14 horas de ida e mais de 16 horas de volta.

Terceiro passo: Definir os hotéis

Para definir os hotéis da viagem, eu usei o site do Booking.com para os hotéis maiores e o Lonely Planet  (olhar a versão em inglês) e dicas de amigos para Bed and Breakfast, que aliás, eram excelentes! Melhor que qualquer hotel! Quem precisar de alguma dica de hotel específico me avisa que passo os nomes!

Quarto passo: O que fazer em cada dia

Com hotéis e passagens compradas, agora é só planejar o que fazer em cada dia da viagem. Tenho vários posts sobre a África do Sul, contando o que fiz em cada lugar que visitei. Ainda faltam alguns, mas já dá para ter uma idéia!

Uma outra fonte de informação excelente para ver o que fazer na África do Sul é o site da RBBV. Nesse site estão os posts com detalhes das viagens dos principais blogs do Brasil. E é muito fácil procurar a informação por destino e data.

Quinto passo: Clima e o que levar na mala

A África do Sul tem o clima parecido com o extremo Sul do Brasil. Faz calor no verão (dez-mar) e frio no inverno (jun-ago). Nos outros meses as temperaturas são equilibradas. Não chega a nevar no inverno, mas faz bem frio. Precisa lembrar que de Cape Town para Johannesburg varia bastante o clima. Cape Town faz bem mais frio.

Outro ponto importante é que os safaris saem muito cedo de manhã. Por volta das 6. E a essa hora faz muito, muito frio no inverno. Geralmente eles dão cobertores e preparam para esses momentos, mas aconselho a levar um casacão e cachecol. Eu fui para lá em maio e quase congelei nos safaris!

Outro item que não pode faltar na mala: protetor solar. A maioria das atividades do país é ao ar livre.

Não deixem de comprar ou levar também um anti-mosquito. Principalmente para os safaris. Na África do Sul não tem muito risco de doenças por picada de mosquito como no restante da África, mas na dúvida, é melhor garantir, né? Nas cidades grandes teoricamente é bem tranquilo. Mas, eu dei azar. Tomei uma picada de um mosquito bem pequeno que parecia um pernilongo. Foi dentro de um restaurante bom em Cape Town. Uns 3 dias depois a picada cresceu, virou um cisto enorme, fiquei com 39 de febre e fiquei bem mal. Mas foi MUITO AZAR.

Enfim, tentei colocar aqui todas as informações que me ajudaram a planejar a minha viagem para a África do Sul.

Vai para a África do Sul? Veja aqui sugestão de mais de 2700 hotéis no país.

Fica a dica!

Se alguém tiver mais alguma dica sobre como planejar uma viagem para a África do Sul, é só comentar abaixo!

Gostou do Post?

Curta Dica da Dri no facebook

Siga o Dica da Dri no twitter

Veja as fotos do Dica da Dri no instagram

Sobre o autor Ver todos os posts

Dri Lima

Dri Lima

Adriana deixou o mundo corporativo para trabalhar com suas paixões: viagem, cultura, gastronomia. Já visitou mais de 40 países e ama descobrir lugares e pessoas especiais na sua cidade (São Paulo) ou nos lugares em que visita. É fundadora do Sabiar (www.sabiar.com), uma empresa de lazer criativo que descobre e cria experiências incríveis no Brasil e no mundo.

22 comentáriosDixe um comentário

  • Ola Dri,

    Tô programando minha viagem pra Africa do Sul pra abril2014 saindo do Rio 17 e chegando de volta 27. Vou sozinha, o que acha? Perigoso? Quero ficar em hostel pra ter oportunidade de conhecer pessoas… qual roteiro me indicaria? 2dias em Joanesburgo e o resto Cape Town??? Help me.

    Abç

    • Oi Maira, essa viagem é incrível!

      Acho que é tranquilo ir sozinha, mas fique atenta! É parecido com o Brasil em termos de segurança (ou seja, não é seguro, mas dá para ir).

      Eu ficaria 2 dias em Johannesburg só para ir o Museu do Apartheid e ao Soweto. Não deixe de fazer essa visita ao Museu do Bolo no Soweto: http://www.xplora.com.br/johannesburg-apartheid-e-soweto/#more-1217

      E depois você poderia fazer um safari de 2 dias. Tem diversos espalhados pelo país. E o resto do tempo, ficaria em Cape Town e arredores.

    • Olá Maíra e Dri,
      Também to planejando minha viagem em abril de 2014 pra África do Sul. Pretendo ir dia 14 e voltar dia 26. Quero conhecer tantos lugares que acabei me perdendo no roteiro. Mas no geral, ficaria 1 dia só em Johannesburg (dia de chegada), uns 5 dias em Cape Town, e o restante em Safari 2 dias(Kapama ou Kruger), Vinícola (Groot Constantia) e praias (Jeffrey’s Bay, Camps Bay, Clifton). Penso em fazer a Garden Route. São tantas coisas pra ver que 14 dias é corrido. Mas queria aproveitar ao máximo!!
      Como vc acha que devo montar o roteiro pra fazer a logística?

      Obrigada!

      • Você poderia começar por Joanesburgo, depois fazer o safari, e depois descer a Garden Route ate Cape Town. Ao redor de Cape Town estão as praias e as vinícolas. Espero que tenha te ajudado. Boa viagem!

  • Oi Maíra e Dri…

    quero saber se é possível alugar um carro ou se tem outro transporte além de avião, de Johannesburg até Cape Town e de Cape Town até Kruger Park. E quais ou valores mais ou menos? vale a pena?

    Aguardo, obrigada.
    Tamy

  • Oi Dri, tb irei para a Africa do Sul e vou de carro de Johanesburgo até Cape Town, quais as cidades que vc sugere que eu faça “escalas”. Pensei em Bloemfontein e Beaufort West. O que vc acha?

    Soraya

  • Oi dri, gostei muito das suas dicas. Queria mais algumas. O Jaci’s Safari Lodge é legal mesmo? Da para ver muitos animais? Três noites lá são proveitosas? Que dicas de Hotel vc. me dá em Joanesburgo e Cape Town? Obrigado, Élvio

  • Olá Dri!

    Gostei muito das suas dicas! Descobri agora que terei 15 dias de férias em Junho e estou muito afim de ir para a África do Sul. Como está muito em cima, estou devorando roteiros e dicas de passeios de quem já foi para lá e estou vendo se será viável minha ida com pouco tempo de planejamento!

    Você tem mais ou menos uma estimativa de gastos, especialmente em Cape Town? Incluo aí hospedagem, alimentação e passeios. Também estou indo sozinha, como a Maíra, e pensei que hostel ou bed and breakfast seriam opções mais baratas e de mais fácil socialização! Outra coisa, transporte público e taxi são alternativas viáveis?

    Acredito que por hora é isso! Estou analisando a possibilidade de conhecer o deserto da Namíbia também, vou tentar me organizar direitinho!

    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo site! =)

    • Oi Bárbara, que bom que as dicas estão te ajudando! Eu não sei te falar os gastos porque fui em um projeto diferente e parte dele foi subsidiado. Mas, eu fiquei em alguns bed and breakfast na Africa do Sul e foram excelentes e com preço bom! Eles não eram em Cape Town, eram em lugares mais alternativos.

      Boa viagem e depois volta para contar como foi =)

  • Oiii.. estou com viagem marcada para 17/8/14 para Africa do Sul.. para ficar 10 dias, vamos em 8 casais porém estamos mto preocupados com essa epidemia de ebola que esta tendo por la.. vc tem algum conselho para nos dar? sera q corremos perigo?

  • Dri!

    é a Nathália filha da MArisa tudo bom?!
    Me contaram que a ethiopian airlines esta com voos super baratos e resolvi xeretar!
    Resultado, estou pensando muito em passar reveillon na africa do sul! hahaha
    Fui pesquisar o que fazer de o q fazer lá e vc apareceu!
    Não tenho muitos dias, no maximo 10! voce acha que vale a pena? Da pra dar um pulo ate cape town?

    Beijoss!

  • Oi Dri,

    Estou planejando ir no final de março de 2015 e ficar 20 dias.
    A principio eu estava pensando em ja ir no voo direto para cape town, nem estava cogitando Johannesburg antes de ler seus posts.

    Eu também vou sozinha, estava pensando em fazer duas semanas de curso de ingles para conhecer uma galera e fazer os passeios com o pessoal.

    Onde é o melhor lugar para fechar os passeios? Lá mesmo ou em algum site?

    O que você acha que eu deveria fazer nesses 20 dias? Não faço questão das viniculas, a não ser que sejam totalmente diferentes das que tem pelo mundo.

    Obrigada
    Bjs

  • Olá! Meu marido vai correr a Comrades Marathon em maio deste ano e pretendemos ficar mais uns 5 ou 6 dias pra conhecer um pouco da Africa do Sul. Estaremos, inicialmente,em Durban, mas pretendemos ir pra Johannesburgh e talvez Cidade do Cabo. O que vc me sugere fazer para aproveitar ao maximo esses dias? Um grande abraço e grata

  • Oi, Dri. Estou fazendo meu roteiro, mas ainda não consegui achar uma informação. Pensei em alugar um carro em Joanesburgo e descer até Cape Town. Você acha que é possível fazer tudo isso, parando nos pontos principais, em 4 dias? E quais seriam os pontos principais desse trajeto? Saberia me dizer? Muito obrigada e parabéns pelos relatos!!

  • Olá Dri, tudo bem? Vou pra africa do sul com uma amiga, sua chará, em agosto, por 10 dias… Estava pretendendo me hospedar tesos dia na Cidade do Cabo e, de lar, fazer os passeios. O que acha? Tenho dúvidas ainda se quero ir a Joanesburgo….

  • Olá tudo bem? Vamos para a África do Sul (capetown, Joanesburgo e kruger) por 12 dias em agosto. Passagens e hotéis já pagos. Quanto devemos calcular por dia, mais ou menos? Quanto custa em média uma refeição em restaurante bacana?

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *