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Fitbit: Motivação extra para corrida

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Se você adora correr, como eu, provavelmente gosta de manter o registro das suas corridas. Há vários anos sou usuário assíduo dos apps de corrida, como o RunKeeper. Agora temos diversos brinquedinhos novos disponíveis pra auxiliar nessa tarefa. Essas pulseiras e relógios inteligentes atingiram uma maturidade onde finalmente decidi que seria a hora de ter um. Além de monitorar as corridas, esses aparelhos também ajudam a dormir melhor, analisar a saúde cardíaca, e até acompanhar metas. Tudo isso me motiva muito a continuar correndo e a levantar naquele dia feio pra o próximo treino. Vou contar pra vocês sobre minha pesquisa e o que eu estou achando da pulseira que escolhi, a Fitbit Charge HR.

O que há no mercado de pulseiras e relógios para monitoramento:

1. Os chamados Smartwatches como o Apple Watch, Fitbit Surge ou a nova Blaze, Moto 360 e outros, que possuem a vantagem de serem plataformas para apps de terceiros.

Fitbit Surge corrida

Fitbit Surge

blaze

Fitbit Blaze

 

 

 

 

 

 

 

2. Os monitores esportivos com monitor cardíaco como Fitbit Charge HR, Garmin Vivosmart HR e Polar A360 – Mais focados em esportes, por isso também  mais leves e com um visor menor, focado em mostrar as informações essenciais. Esses recentemente adotaram monitores cardíacos no próprio aparelho. Essa inovação foi essencial pra diferencia-los definitivamente dos contadores de passos.
Garmin

Garmin Vivosmart HR

Polar

Polar A360

 

 

 

 

 

 

 

3. Os monitores esportivos com GPS da Garmin e Polar (diversos modelos) – Especializados e muito utilizados por atletas, formam a categoria mais antiga desse segmento. Com o tempo foram adotando novas funções e ficando cada vez mais conectados. Mas também ficaram maiores. Servem muito bem pra quem não faz questão de ouvir música e gosta de ter muitas informações no pulso. Muita gente também busca essas marcas pela sua tradição, que cria uma confiança maior na precisão das medições.

4. As pulseiras de monitoramento de atividade motora, sem tela, como a Jawbone UP3, Jaybird Reign, Garmin Vivosmart, Fitbit Flex, Misfit Shine e Polar Loop – mais discretas, geralmente possuem apenas LEDs discretos ou nada que as distinga visualmente de uma pulseira comum. por enquanto apenas a Jawbone Up3 adotou monitor cardíaco nesse segmento.

Jawbone

Jawbone UP3

Para tomar minha decisão levei em conta:

  1. Leitor cardíaco embutido na pulseira – pra me livrar de vez da banda elástica apertando meu peito.
  2. Capacidade da bateria para uso contínuo e monitoramento do sono – afinal quanto mais informação, mais completa a análise da saúde em geral – foi aqui que o Apple Watch foi descartado da minha lista. Quem sabe na próxima versão…
  3. Utilidade do display e informações disponíveis – aqui o importante é que seja prático – os modelos da Fitbit, Polar e Garmin são os melhores.
  4. Tamanho e peso mínimos para utilizar em corridas – as categorias de pulseiras levam a melhor nesse critério
  5. Qualidade do monitoramento e do app – Ouvi reclamações contra o Jawbone no monitoramento. A Fitbit tem o app mais completo e desenvolvido, veja abaixo.
  6. Conectividade do app da pulseira com outros – todos possuem alguma capacidade deste tipo.

Se você ouve música durante a corrida e gosta de ser notificado sobre chamadas telefônicas, então não precisa de GPS, pode usar o do celular mesmo – a precisão será a mesma de um GPS embutido na pulseira ou relógio.

Caso o Apple Watch tivesse GPS, ele faria quase tudo isso sozinho, mas por enquanto ainda tenho que levar o meu iphone para as corridas. Por isso também descartei os monitores com GPS – Eles são mais caros, maiores e mais pesados no pulso, e porque eu sairia às ruas com duas antenas de GPS?

Por esses fatore escolhi a pulseira da Fitbit. Pra vocês terem idéia da diferença de preço o Fitbit Charge RH custava $129 enquanto o modelo mais barato do Apple Watch $350 – próximo ao preço dos modelos mais bem equipados da Garmin. O fator preço fez reforçar a escolha.

Com o Fitbit Charge RH você não tem um “smartwatch” propriamente dito. Tem uma pulseira que monitora passos, batimento cardíaco, sono, calorias gastas, passos e degraus de escada percorridos. Seu pequeno visor serve para o essencial e mostra uma informação por vez, inclusive as horas(!!). De quebra ele se conecta com o celular e vibra quando alguém te liga, mostrando o nome da pessoa. Você também pode definir alarmes vibratórios – que descobri ser uma forma   bem efetiva e agradável de despertar.

O visual o Fitbit é bem simples e não chama muita atenção. O meu parece uma pulseira de borracha preta, com cerca de 2cm de largura.

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Meu Fitbit Charge HR

Tive um pouco de alergia à borracha do Fitbit. Passei uma pomada anti-alérgica e passou depois de três dias.

Para ver as informações no visor da pulseira você pode apertar no pequeno botão à esquerda, dar um tapa no visor ou apenas levantar o pulso. Ao apertar o botão lateral ou bater no visor, o tipo de informação vai trocando – a ordem você pode definir no app.

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Pontos positivos do Fitbit

Em pouco tempo o Fitbit já fazia parte do meu dia. O app faz gráficos com as médias diárias de passos, e semanalmente eu recebo um email com um resumo da semana. Isso me motivou não somente a correr com mais frequência, mas também a andar mais durante o dia, principalmente nos dias de descanso da corrida. Cheguei a ir a pé para o escritório alguns dias e a subir as escadas do prédio ao invés de tomar o elevador pra atingir a meta do dia. Quer dizer – realmente funciona como um motivador de exercício.

O monitoramento cardíaco funciona bem se você usar da forma como eles indicam. O monitoramento inclusive durante as corridas funcionou muito bem. O app  também informa o batimento contínuo dia após dia, deixando fácil identificar dias onde o stress estava alto e o batimento médio em repouso estava maior. O fato de o monitoramento ser contínuo faz com que a estimativa de calorias gastas pelo Fitbit seja muito real. Se você gosta de contar calorias, é um prato cheio. Como a app tem a função de monitoramento das calorias ingeridas, com uma biblioteca bem completa de alimentos, é possível acompanhar Calorias ingeridas vs. Gastas, dia após dia, e estabelecer metas.

O App da Fitbit é muito bom e completo. Ele tem um painel principal com acesso a cada uma das métricas que ele mede, permitindo ver com gráficos o histórico das medições e em muitas delas o comparativo com a meta estipulada. É fácil de usar e tem um visual clean e agradável.Gosto também do monitoramento do sono. Quando percebia que minha média de sono dos últimos dias estava abaixo do desejado, tentava ir dormir mais cedo. Isso realmente melhorou minha disposição, o que ajuda a levantar melhor pra correr.

 

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O monitoramento de corridas é completo, mostrando todas as informações relevantes, o mapa da corrida, gráfico dos batimentos e os tempos por intervalos, além dos passos e calorias gastas. Poderia ser meu único app de corrida caso eu já não tivesse um histórico tão grande no Runkeeper.

 

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A sincronização em tempo real com o app do telefone funciona bem e não notei o bluetooth consumir muito mais bateria do meu iPhone.

Uma atualização recente foi a adição do monitoramento contínuo de atividades. Quer dizer que ele identifica, depois de certo tempo, quando você parou de caminhar e iniciou uma corrida, sem que você precise avisar o app.

Pontos negativos

O Fitbit não é à prova água. Então não esqueça de tirá-lo antes de entrar no banho ou na piscina.

Ele não é muito resistente. No meu, quebrou o painel que fica embaixo do visor depois de pouco mais de um mês de uso. A Fitbit foi bem rápida em entender o problema e providenciar uma troca, mas essa fragilidade me preocupa. Espero que o próximo dure mais.

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O monitoramento de sono não mede as fases do sono, como outros aplicativos fazem, apenas os horários de sono agitado e intervalos despertos no meio do sono. Ajuda, mas poderia ser melhor.

A integração com outros apps, como o Runkeeper, pode melhorar também. No caso do Runkeeper o app envia apenas o total de passos do dia, e não as atividades de corrida. Se um dia eles fizerem a integração completa, inclusive recuperando o histórico, esse será meu app único para monitoramento de corrida.

A Fitbit promete que a bateria irá durar de 5 a 7 dias com uso normal. Acredito que usei normalmente e para mim a bateria dura de 4 a 5 dias.

Veredicto

Vale a pena ter uma pulseira dessas, agora que elas já fazem o bastante pra justificar seu preço. Se você tem uma meta de voltar a treinar com mais vontade, esses “fitness trackers” são uma ótima motivação. Além disso eles acabam sendo uma grande ajuda na manutenção da boa forma e saúde em geral.

O Fitbit Charge RH tem muitas funções pra isso e hoje pra mim é o melhor custo-benefício. Apesar disso, devido aos problemas que eu tive com sua durabilidade, eu olharia com mais carinho os modelos da Polar e da Garmin, empresas com mais experiência em equipamentos para atletas.

Se você tem uma opinião diferente ou uma recomendação de equipamento, comente aqui abaixo!

Boas corridas!
Leo_stroller

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Leo O.

Leo O.

Leo é um explorador. Vive buscando novas idéias, tecnologias, culturas, sabores e cervejas. É fascinado por inovação e desenvolvimento do potencial humano. Nas horas vagas corre, faz cerveja e música. Engenheiro, trabalhou com Marketing, Pesquisa de Mercado e Vendas. Hoje trabalha com estratégia e desenvolvimento de produtos em uma empresa de software do vale do silício (www.veeva.com). Preza seu horário flexível e a possibilidade de viajar e trabalhar com pessoas de todo o mundo. Assim busca aproveitar cada dia de forma diferente, descobrindo novos sentidos e aprofundando outros, ao lado de sua esposa e seu filho nascido em 2015.

2 comentáriosDixe um comentário

  • Comprei em NY o Charge HR, mas não sei nem como usar, gostaria de algumas noções como utilizá-lo e tudo que ele faz, e como o coloco em funcionamento. Não sou corredor, sou caminheiro e gostaria de explorar suas funções em uma caminhada de 100 kms que farei no ES. os passos de Anchieta.
    Podem me ajudar?

  • Li um texto que vc fez sobre o Fitbit. Comprei o meu Surge. Gostei muito. Mas a medição de batimento cardíaco tem uma diferença imensa do polar. no meu chega uma diferença de uns 20 batimentos a menos. Aconteceu o mesmo com vc?

    meu email é mcastello@me.com

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