Xplora

Vale a pena ir para Halong Bay?

Halong-bay-vietna

Halong Bay (ou Ha Long Bay) é um dos cartões postais mais famosos do Vietnã. Mas, é um lugar meio contraditório. Enquanto eu planejava minha viagem pelo Sudeste Asiático, estava na dúvida se ia para Halong Bay ou não e pedi dicas para muitas pessoas. Escutei comentários desde “foi o lugar mais incrível que eu já fui” até “não vale a pena de jeito nenhum”.

Agora que eu já fui, entendi um pouco o porquê dessas opiniões tão diferentes. Acho que tem muito a ver com expectativa.

Halong-bay-vietna

Halong-bay-vietna-9

O que faz as pessoas gostarem de Halong Bay

O lugar é muito bonito. Tem uma paisagem diferente de tudo o que já vi antes. São montanhas de pedras que saem de dentro do mar. A viagem é muito relaxante.

Você fica dentro de um barco, confortável, olhando a paisagem. De tempos em tempos, ele para em algum lugar e você faz passeios de caiaque, visita cavernas, faz várias atividades legais.

Halong Bay é perto de Hanoi, então, não precisa pegar outro vôo, nem cruzar o país para chegar até lá. Então, com poucos dias, você consegue incluir Halong Bay na sua viagem.

Halong-bay-vietna

O que faz as pessoas não gostarem de Halong Bay

Dependendo da época do ano que você vai, fica muito cheio. Eu fui em janeiro, que era inverno. E estava relativamente frio (por volta de 15 graus). Tinham alguns barcos turísticos, mas não estava lotado. Parece que no verão fica muito, muito cheio de barcos e acaba atrapalhando bastante a paz do lugar.

Apesar de Halong Bay ser no mar, não é um lugar para pegar praia. O mar é bem bonito e verde, mas a água não é tão limpa. O melhor esquema é tomar sol no barco e sair para fazer os passeios.

Para quem vai para praias paradisíacas na Tailândia antes de Halong Bay, fica meio frustrado. Eu achei muito lindo lá, mas parece que comparado com alguns lugares do país vizinho, perde um pouco a graça. Então, vale a pena ir para Halong Bay antes de ir para a Tailândia.

Enfim, com os prós e contras na cabeça, fica mais fácil decidir se vale a pena ir ou não.

Halong-bay-vietna

Minha experiência em Halong Bay

Agora minha opinião: achei que valeu muito a pena! Gostei de ter visto as paisagens, de descansar no barco, de curtir uma parte diferente da viagem.

Eu, geralmente, passo muito mal em barco. Mas, esse barco do Vietnã era bem tranquilo, não balançava muito e fiquei super bem.

Halong-bay-vietna

Fiz o passeio com a Indochina Sails e gostei muito da empresa. Eles nos buscaram no hotel de Hanoi, nos levaram de van até o porto de Halong Bay (são mais de 3 horas de viagem), de lá pegamos o barco, passamos 2 noites no barco e depois nos levaram de volta até o aeroporto de Hanoi.

Halong-bay-vietna

O barco era bem confortável, tinha mais ou menos 20 quartos. Os quartos eram bons, com cama de casal e banheiro privado. A comida no barco também era boa e o staff foi muito atencioso.

Eles tinham algumas atividades disponíveis no barco. Nós fizemos massagem, aula de tai chi chuan e assistimos um filme a noite.

Nas paradas do barco, fizemos passeios muito legais – com a mesma empresa do nosso barco – que já estavam inclusos no pacote.

O que eu mais gostei foi o passeio de caiaque. O caiaque era para duas pessoas, e nóa ficamos remando em uma paisagem linda e pacífica. Passamos por baixo das pedras e pequenas cavernas.

Halong-bay-vietna

Halong-bay-vietna

Fomos também visitar (de “canoas motorizadas”) um floating market. Adorei! Passamos por diversas casas e mercados sobre a água. O meio de transporte local é o barco e eles vivem da venda de produtos para os turistas da região.

Halong-bay-vietna

Halong-bay-vietna

Halong-bay-vietna

Visitamos também uma caverna enorme. Muito legal! Mas, essa sim estava bem cheia de turistas.

Halong-bay-vietna

Halong-bay-vietna

Perto da caverna, escalamos um morro, onde dava para ver uma vista linda de Halong Bay. Pena que o dia estava tão nublado…

No último dia, fomos visitar uma “fazenda” de pérolas. É um lugar no mar, onde o pessoal local mostra como criam ostras para gerar as pérolas e como retiram as pérolas de dentro da concha. E óbvio que no final tem uma lojinha!

Halong-bay-vietna

Halong-bay-vietna

Enfim, assim foram os dias em Halong Bay! Na minha opinião, vale a pena visitar! É só acertar as expectativas e curtir!

Veja todas as #dicasxplora no nosso instagram.

Sobre o autor Ver todos os posts

Dri Lima

Dri Lima

Adriana deixou o mundo corporativo para trabalhar com suas paixões: viagem, cultura, gastronomia. Já visitou mais de 40 países e ama descobrir lugares e pessoas especiais na sua cidade (São Paulo) ou nos lugares em que visita. É fundadora do Sabiar (www.sabiar.com), uma empresa de lazer criativo que descobre e cria experiências incríveis no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *