Xplora

Vantagens e Desvantagens de morar nos Estados Unidos

morar nos estados unidos

Eu morei nos Estados Unidos por quase 3 anos. E a decisão de continuar lá ou de voltar ao Brasil é bem difícil. Fico feliz em estar de volta, perto dos amigos e família. Mas, em alguns momentos me dá uma vontade enorme de voltar a morar nos Estados Unidos. Quase todo mundo que eu converso critica o Brasil e acredita que colocando na balança não vale a pena estar por aqui. Eu tenho minhas dúvidas.

Pensando nisso, resolvi escrever a minha lista de vantagens e desvantagens de morar nos Estados Unidos. Espero que ela ajude quem está nessa dúvida entre ir ou ficar!

morar nos estados unidos

Vantagens de morar nos Estados Unidos

1. Os serviços funcionam

Desde que cheguei no Brasil estou horrorizada com a quantidade de vezes que estou no telefone e a linha cai. Você está falando e a pessoa some do outro lado. A internet do trabalho e da minha casa também param de funcionar em momentos aleatórios. Tenho que tirar o fio do roteador, esperar alguns segundos e ai volta a funcionar. Isso quando não cai no meio de um filme e não volta mais. Nos Estados Unidos, em 3 anos, isso não aconteceu nenhuma vez.

2. Segurança

Para mim esse é o ponto mais importante. Eu andava na rua de dia, de noite, de madrugada. Sozinha ou acompanhada, nunca tive medo. Eu amo andar pelas ruas. Em São Paulo eu saio muito pouco a pé. De noite, nunca! Não me entendam mal. Eu amo São Paulo e adoro explorar tudo o que a cidade tem de bom. Mas, não me sinto segura. Conheço pelo menos 5 histórias horríveis recentes de assalto, morte, tiroteio e etc com pessoas próximas em lugares que eu frequento. Quando o ponto ruim da cidade é não saber se você vai chegar viva em casa, não existe balança que equilibre na decisão de ficar ou de ir embora. Sei que a maioria das pessoas vai me criticar pelo ponto de vista extremista, mas as coisas que eu vi e ouvi desde que cheguei foram realmente chocantes. Prefiro não pensar porque agora moro aqui e vou ficar por mais pelo menos alguns anos. Mas, só de ter que andar de vidro fechado no carro, não parar no farol de noite, não andar sozinha com computador na rua, não usar minha câmera em todos os lugares que vou, já é razão suficiente para me deixar bem incomodada.

3. Facilidade de comprar pela internet

Eu não entendia o fenômeno da Amazon até eu ir morar nos Estados Unidos. Simplesmente você consegue comprar tudo o que você quiser com preço bom e entrega na sua casa (geralmente em 2 dias) sem fazer esforço nenhum. Eu que não comprava nada pela internet, comprei até vestido de festa. Roupa, comida, sapato, qualquer coisa. Fazia supermercado pela internet e no dia seguinte era entregue na minha porta. Comprava roupas com preço melhor do que nas lojas e se não servia, eu apertava um botão, deixava na portaria e devolvia. Não perdia tempo para me cadastrar, adicionar o cartão de crédito, nada. Você colocava uma vez e pronto.

4.Compras

Falando em compras, eu que não me acho muito consumista, surtei nos Estados Unidos. Você consegue se vestir bem e comer bem, sem gastar muito. Concordo que algumas roupas passam a ser descartáveis, mas você ter a opção de comprar o que quer sem gastar muito é incrível. Os outlets são o paraíso. Tem muita coisa disponível e é difícil achar tudo, dá preguiça. Mas se você gosta de compras e quer se dedicar, o seu bolso agradece. O mesmo serve para os restaurantes. Claro que existem vários que são caros. Mas, se você quer comer só uma salada ou ir em restaurantes locais, você consegue facilmente encontrar boas opções com preços justos. No Brasil, se alguém achar um lugar para almoçar por menos de R$30,00 me avisa, porque eu não achei.

5. Shows e eventos culturais

A quantidade de shows e eventos que tem nos Estados Unidos é impressionante. E como eles acontecem em diversos lugares e com muita frequência eles não atraem multidões e param a cidade como acontece por aqui. Fui em um pocket show do Ben Harper, que ele tocou por horas e horas, só na voz e violão. E ninguém da cidade ficou sabendo… Fomos também no Jack Johnson, Dave Matthew’s e muito outros!

6. Regras claras

Os americanos seguem as regras a risca. Isso é bom e ruim. Mas, eles são mais transparentes e não favorecem os conhecidos, os que pagam mais, ou os que dão o seu jeitinho malandro de conseguir as coisas. A regra é clara e é para todos.

7. Transporte e acesso

Outra coisa que eu adoro dos Estados Unidos é que em cada cidade que você vai tem um grande pólo por perto. Isso quer dizer que mesmo quando não tem uma cidade grande muito perto, você encontra uma cidade que tem as principais lojas, cadeias de supermercado, farmácia, restaurantes e etc. As pessoas que moram por ali, trabalham nas cidades ao redor e conseguem facilmente ir de um lugar para o outro. Assim, as cidades pequenas não dependem tanto das grandes, tudo é mais bem distribuído. Se você quer morar no subúrbio, você consegue chegar rápido e fácil nas grandes cidades usando o transporte público. Meu sonho aqui no Brasil era morar em Aldeia da Serra (perto de Alphaville em SP) e ir de trem, em 20 minutos para São Paulo, mas pegar a estrada todo dia de carro fica inviável. Eu amo sair para jantar com as minhas amigas, fazer reuniões nos cafés da cidade e ir a restaurantes diferentes. Mas, hoje, com o caos que é o trânsito e com o transporte público que leva a poucos lugares, eu tenho que morar bem perto de onde tudo acontece ou pegar horas de trânsito para ir de um lugar ao outro. E a qualidade de vida fica prejudicada.

8- Mix Cultural

Apesar de todo mundo falar que os americanos tem a cabeça muito fechada e não conhecem nada além do país deles, uma coisa que me impressionou é a quantidade de estrangeiros e descendentes de estrangeiros que moram nos Estados Unidos. Latinos, chineses, brasileiros, afegãos, israelenses, vietnamitas e muito, muito mais. Então o mix cultural é muito grande e a experiência dessa interação é extremamente rica. Você conhece gente de todos os lugares, ouve línguas diferentes por todos os cantos e aprende sobre a cultura de diversos países. No Brasil, temos uma maior mistura racial, já que a grande maioria de nós é descendente de índios, negros, japoneses, europeus ou árabes. Mas nós nos consideramos brasileiros e temos mais ou menos uma cultura semelhante (considerando, claro, as diferentes regiões do país e seus costumes).

morar nos estados unidos

Desvantagens de morar nos Estados Unidos

1. Família e Amigos

Antes de qualquer coisa, vem a distância das pessoas queridas. Claro que, hoje, com a tecnologia tudo fica mais fácil. Skype, Facetime, whatsapp, tudo ajuda. Mas, abraçar as pessoas que você gosta, ir aos casamentos, ver os bebês dos amigos nascendo, encontrar aqueles não tão amigos sem querer na rua… isso tudo não tem preço!

2. Intolerância

Apesar de eu ter falado lá em cima que eu acho importante ter regras claras e segui-las, as vezes eu tenho a sensação que falta para os americanos um certo jogo de cintura. Eles se atém tanto às regras, que não levam em consideração alguns casos específicos que poderiam ser tolerados. Exemplo bobo: você está no restaurante, já pediu a conta, está terminando um assunto, eles fecham as 21:00 e são 21:02 eles vem na sua mesa e pedem para você ir embora. Ou por exemplo, eu peguei um taxi uma vez e disse para o taxista que queria fazer duas paradas, uma para pegar a mochila do meu marido que ele esqueceu em um restaurante e depois seguir para casa. Quando chegou na porta do restaurante, estava meio transito e ele não queria ficar ali parado enquanto eu pegava a mochila porque ia atrapalhar. Então, pedi que ele parasse na esquina ou desse a volta no quarteirão e ele começou a me xingar dizendo que se fizesse isso seriam 3 paradas e não duas, e não era isso que eu tinha dito quando entrei no taxi. O cara acabou me expulsando do taxi e para mim foi até bom porque eu não paguei nada para chegar até lá, rs. Mas percebem a intolerância?

3. Produtividade

Nos Estados Unidos conversar no trabalho, sair para almoçar ou fazer qualquer outra coisa que não seja estritamente a sua função daquele momento é considerado perder tempo. Eu entendo que nós brasileiros somos o oposto e acabamos não sendo muito produtivos. Mas, eu também acho que essas experiências entre uma coisa e outra fazem o nosso dia mais feliz. Eu sinto que os americanos fazem muita coisa por obrigação, para dar um check na lista. A produtividade é mais importante que a experiência em si. Eles não curtem tanto o momento, nem as pessoas. Uma pausa para o almoço pode sim ser uma perda de tempo de trabalho, mas você interage com as pessoas, desconecta um pouco a cabeça e, às vezes, até se diverte. Então, por que não?

4. Catástrofes Naturais

Furacões, terremotos, dilúvio… Nem sempre são sérios, mas podem ser assustadores. Para quem não está acostumado com isso esse é um fator que não temos nenhum controle e vem de repente. Na grande maioria das vezes é só um dia ou dois dentro de casa (apesar de todo o melodrama que eles fazem na TV), mas algumas vezes o estrago pode ser feio. Quando eu estava nos Estados Unidos, presenciei 1 terremoto e 3 furacões. No último furacão, o Sandy, deu uma bela destruída em partes de Nova York. E o mico que eu passei no meu primeiro furacão, o Irene, foi péssimo! Ficamos trancados em casa por 2 dias, com a banheira cheia de água, comida estocada. Estávamos vendo Tv e acompanhando a situação o dia inteiro, até o Obama foi falar do caos que estava. Chegou o tal do furacão e, pelo menos ali na nossa região, na Filadélfia, foi uma simples chuva forte. E nada mais. As tempestades aqui do Brasil destroem e matam muito mais do que aquilo. Ainda ouvi no jornal que umas duas pessoas tinham morrido na Filadelfia por causa do furacão. Uma de ataque cardíaco e a outra de acidente de carro… e eu me pergunto, e o furacão com isso? Enfim, essa parte das catástrofes naturais é chata.

morar nos estados unidos

Bom, esses são os meus prós e contras de morar nos Estados Unidos. E vocês, concordam? Tem algo a mais a acrescentar?

Sobre o autor Ver todos os posts

Dri Lima

Dri Lima

Adriana deixou o mundo corporativo para trabalhar com suas paixões: viagem, cultura, gastronomia. Já visitou mais de 40 países e ama descobrir lugares e pessoas especiais na sua cidade (São Paulo) ou nos lugares em que visita. É fundadora do Sabiar (www.sabiar.com), uma empresa de lazer criativo que descobre e cria experiências incríveis no Brasil e no mundo.

7 comentáriosDixe um comentário

  • Oi. Dri, bem legal o modo que você mostra as diferenças. Interessante isso. Muitas coisas levam a crer que precisamos de uma mudança nos nossos hábitos e costumes para termos uma melhor qualidade de vida, mas acho que seria im choque cultural muito grande por aqui, prinicipalmente no que diz respeito às regras, não é mesmo. Muito bacana ler e entender. Um bj. Debora

  • Oi Dri,
    Adorei seu post! Agora que estou me mudando pra lá (3 anos tambem), é bom saber dessas diferencinhas, especialmente já estar preparada para os “contras” que você citou!
    Beijos

  • Sensacional a forma como você colocou de maneira suave todos os prós e contras. Eu concordo em tudo com você falou, mas acho que existam mais contras para o Brasil que não estão na lista. rsrs

    Em setembro farei um intercâmbio com a minha esposa. Vamos para NY e estamos super empolgados. Seu blog tem sido de grande ajuda.

    Abraços e obrigado.

  • Boa tarde Dri !
    E Minha primeira vez nos EUA ( Orlando ) . Vim passear na Disney , a cidade e organizada , casas bonitas , tudo limpo , a Disney e emocionante. Mas devido a distancia de uma residencia a outra , falta de transporte coletivo ( onibus ) , todos so andam de carro . No meu ponto de vista , a cidade parece nao ter vida , falta gente andando nas ruas , barulho . Eu sei que aqui tem seguranca , educacao . Mas pra morar aqui eu nao queria . Eu prefiro a muvuca do Brasil

  • Gostei muito de suas palavras , pois estou tentando tomar essa decisão se irei quero trabalhar e ganhar dinheiro e quem sabe um dia voltar e ter uma bela casa aqui no brasil um belo carro ou se realmente for bom mesmo morar la e me adaptar ficar o máximo,sendo de inicio irei sozinho mais ja com trabalho certo e moradia so minha esposa que não vai o que vc me diz? Obrigado vou ficar aguardando seu comentário.

  • O que voce pode me informar da Philadelphia
    Me mande um e mail por favor
    Tenho 2 filhos e provavelmente me relocando de Maine para Philadelphia

    Nao conheço e nunca morei la

    Na questao de segurança
    Moradia
    Escola
    Trabalho
    Cidades???

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *