Xplora

Viagem de carro pela California: de São Francisco a Los Angeles

praia-big-sur-3

Em 2013 nós moramos por alguns meses na California e aproveitamos ao máximo a região. Cada fim de semana escolhíamos um lugar para explorar. E é o que não falta por ali…. cada lugar lindo!

O Leo teve uma viagem a trabalho e nós  aproveitamos o final de semana para fazer a famosa viagem de carro pela California, de São Francisco até Los Angeles. Fiquei impressionada com a quantidade de lugares maravilhosos que existem no caminho. Uma mistura de montanhas, praias e cidades fofas, com uma paisagem de tirar o fôlego.

road-trip-california

Nesse post, vou escrever as dicas para quem quer planejar essa viagem: por onde passar, quantos dias ficar e onde dormir.

Na minha opinião, os pontos altos da viagem são: São Francisco, Carmel e estrada de Carmel a Big Sur. Concordam?

Como chegar do Brasil a São Francisco ou Los Angeles?

Hoje não existem vôos diretos do Brasil para São Francisco. Mas a maioria das companhias aéreas americanas têm uma opção de vôo com escala (em Miami, Charleston, Houston, Nova York, entre outras).  A TAM e a Korean Airlines tem voos diretos para Los Angeles, o que já facilita bastante.

Roteiro – O que visitar na California

1. São Francisco

Aconselho começar a viagem em São Francisco. É uma cidade muito linda, com vista para a baía, com montanhas nos arredores, perto das vinícolas de Napa Valley e com ótimos restaurantes. Uma cidade de mente aberta, com uma população despojada, inovadora e multi-cultural. Dos hippies, aos gays, aos empreendedores, São Francisco abriga de braços abertos todos aqueles que querem explorar seu ambiente descolado.

Minha recomendação é ficar pelo menos uns 5 dias em São Francisco para poder explorar também seus arredores: Napa Valley, Sausalito, Berkeley.

Saindo de São Francisco, existem duas estradas que conectam até Los Angeles. A primeira é a 101, que é o caminho mais rápido (aproximadamente 5 horas), mas não vai beirando o litoral e, portanto, não é tão bonita.

A outra opção é a famosa Highway 1 que tem paisagens inacreditavelmente lindas. Pela Highway 1 o trajeto direto até Los Angeles levaria aproximadamente 7 horas e meia, mas vale a pena perder pelo menos uns 3 dias por ali.

A primeira parada da viagem é em Santa Cruz. O caminho de São Francisco até Santa Cruz passa por Palo Alto, cidade sede de algumas das mais importantes startups do mundo. É também onde fica a Universidade de Stanford, uma das melhores dos Estados Unidos. Depois de Palo Alto, entra em uma área com bastante vegetação na estrada.

2. Santa Cruz

Santa Cruz é uma cidade litorânea, com alguns restaurantes à beira-mar. Não tem nada de muito especial, mas é uma bom lugar para comer. Nós almoçamos em um restaurante chamado Ideal Bar and Grill e a comida e o ambiente eram muito bons. Vale a pena comer o ceviche! De lá seguimos viagem e passamos por Monterey.

Santa-Cruz

3. Monterey

Infelizmente a gente só tinha alguns minutos por ali, então só passamos de carro para ver a cara da cidade. Ela é bem bonitinha. Vá para Cannery Row, uma área com ares industriais (antigas fábricas de sardinha) perto do mar que foi transformada em um cais cheio de de restaurantes e lojinhas.

A grande atração de Monterey é o Aquário. Ele é conhecido por ser um dos melhores do mundo e por estar de frente para o mar. As crianças adoram! Vou ter que voltar para conhecer!

Monterey-California-2

4. 17-mile drive

Saindo de Monterey pegue uma estradinha chamada 17-mile drive que conecta Monterey à Carmel (ou Carmel-by-the-sea). A estrada é uma graça e passa por paisagens maravilhosas de praia, com campos de golfe e casas enormes. Ela termina próxima de uma praia chamada Peeble Beach, que vale a visita.

5. Carmel

Carmel é uma cidade pequena e muito linda. Ela tem várias lojas diferentes, restaurantes muito bons e uma praia com dunas, bem bonita. A cidade parece Campos de Jordão, mas de frente para o mar. Quer combinação melhor que essa? Carmel é um ótimo lugar para se hospedar porque tem boa estrutura de hotéis e restaurantes. Todos muito charmosos. Não deixem de ver o pôr-do-sol na praia. É impressionante!

Vou fazer um post especifico sobre Carmel contando onde ficamos hospedados, onde comemos e onde fizemos degustação de vinho.

Por-do-Sol-Carmel 1

6. Big Sur, Hearst Castle

Saindo de Carmel, as famosas paisagens de Big Sur já começam a aparecer. São quilômetros e quilômetros de praias, falésias e montanhas. Vale a pena encostar o carro em todas as paradas da estrada e tirar muitas fotos. Para saber onde parar, siga o fluxo! Onde tiverem carros estacionados é porque a vista é linda. Acho que não preciso falar mais, as fotos falam por si.

praia-big-sur-6

Big-Sur

praia-big-sur-5

Por ali há vários restaurantes legais também. Nós almoçamos no Nepenthe, vista linda demais!

Continuando pela estrada passamos por uma praia de elephant seals (focas gigantes) que ficam espalhadas por toda a praia. Na próxima vida quero ser uma foca… ela passa o dia todo na praia e só levanta para ir ao mar para comer, ô vida dura!

focas-praia-big-sur

Um pouco para frente de Big Sur está o Hearst Castle, uma casa enorme, no alto da montanha, que foi construída pelo magnata das comunicações do começo do século passado, chefe da milionária família Hearst. Dizem que é legal de visitar, mas nós chegamos por lá no final da tarde e já estava fechado. Mas, conseguimos tirar essa foto de longe.

hearst-castle-california

7. San Luis Obispo

De Big Sur você segue por quase 2 horas apenas olhando as paisagens. A próxima cidade grande é San Luis Obispo, uma cidade histórica que conserva muitas das antigas estruturas das missões religiosas. Não é imperdível, mas está no caminho para as próximas paradas.

8. Solvang, Los Olivos, Santa Bárbara

Saindo de lá,  a paisagem muda bastante e você passa por muitas vinhas e vinícolas. É uma das principais regiões de vinho da California.

Seguimos para Solvang, uma cidade de colonização dinamarquesa muito fofa. Vale a pena visitar. A 10 minutos de Solvang está Los Olivos, outra cidade pequena que fez parte do filme Sideways. Vale ir até lá apenas para comer no Los Olivos Wine Merchant e Cafe. Comida incrível e muitas opções de vinhos bons!

A aproximadamente 1 hora de lá, está Santa Bárbara. Nós decidimos ir direto para Los Angeles, então não passamos por Santa Bárbara. Mas é uma cidade maior e uma boa opção para passar a noite, caso não queiram continuar dirigindo até Los Angeles.

9. Los Angeles

Cidade dos famosos, abriga Hollywood, Beverly Hills, Rodeo Drive e quase todos os estúdios de cinema americanos. Tem também diversas praias bonitas como Malibu, Santa Monica e Venice Beach.Vale passar uns 3 dias também na cidade.

Depois de Los Angeles existe também a possibilidade de continuar a viagem de carro até San Diego. Nós não fomos até lá, infelizmente, por falta de tempo.

Onde comer durante a viagem de São Francisco a Los Angeles?

Para ver dicas de ótimos restaurantes na região, é só olhar esse outro post que escrevi com todos os detalhes!

Quando ir para a California?

A melhor época para fazer essa viagem é de setembro a novembro, porque não é alta temporada e as temperaturas ainda estão altas, por volta dos 18 a 27 graus.

No verão americano, de junho a agosto, a temperatura também é boa, mas as estradas ficam muito cheias.

No inverno, de novembro a março, faz bastante frio. E de abril a junho, a temperatura ainda pode estar um pouco fria, mas já é bem melhor do que no inverno.

Essa viagem é realmente maravilhosa. Me surpreendeu muito!

Sobre o autor Ver todos os posts

Dri Lima

Dri Lima

Adriana deixou o mundo corporativo para trabalhar com suas paixões: viagem, cultura, gastronomia. Já visitou mais de 40 países e ama descobrir lugares e pessoas especiais na sua cidade (São Paulo) ou nos lugares em que visita. É fundadora do Sabiar (www.sabiar.com), uma empresa de lazer criativo que descobre e cria experiências incríveis no Brasil e no mundo.

2 comentáriosDixe um comentário

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *